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Marca, finanças e os 6 passos para o sucesso!

24/11/2020 Empresas Juniores

Finanças, marca e os 6 passos para o sucesso da empresa

Segundo o Ministério da Economia e os dados expostos na Agência Brasil, nos primeiros oito meses de 2020, foram abertas 2,152 milhões de empresas. Ao mesmo tempo, segundo o SEBRAE, metade das empresas acabam por encerrar suas atividades no máximo dois anos após terem iniciado suas atividades.

Os dados são claros e demonstram que, o “espírito empreendedor” faz parte da cultura brasileira. O problema é que, ao mesmo tempo, muitas dessas empresas iniciaram sem planejar alguns pontos fundamentais, como o desenvolvimento da marca e as finanças empresariais, que serão o tema desse artigo.  Portanto, não deixe de ir adiante nas “Finanças, marca e 6 passos para o sucesso da empresa”.

Defina o capital social inicial

A fim de garantir a saúde financeira inicial do negócio, é fundamental definir o investimento inicial para infraestrutura e giro de caixa, sendo o capital social a principal fonte de recursos próprios do negócio. É a partir dele que são feitos os primeiros investimentos no empreendimento.

A sua importância não fica restrita à abertura do negócio. A quantia estabelecida será necessária para sustentar as operações do empreendimento até que os resultados financeiros possam fazer o negócio girar. Além disso, a análise dos fundadores precisa considerar, ainda, o porte da empreendimento, a distribuição de responsabilidades entre os sócios e como a empresa irá se posicionar no mercado. Conforme a organização evolui, o capital social cresce, estimulando novos investimentos em um ciclo que é o objetivo de qualquer empresa.

Separe finanças pessoais das empresariais

Caso o gestor não esteja conseguindo mensurar seus lucros, rendimentos, e a saúde financeira da empresa, nem da sua vida pessoal, o problema, muito provavelmente estará no fato de não separar as finanças pessoais das empresariais.

Para evitar isso, o primeiro passo é ter uma conta pessoal e uma da empresa. Ao fazer isso, é possível controlar com exatidão os pagamentos recebidos e os gastos realizados. Além de uma melhor organização e clareza de resultados, contas empresariais possibilitam o acesso à linhas de crédito especiais para empresas, o que pode ser fator determinante para o crescimento do seu negócio.

O segundo passo, ainda mais importante, é o controle do caixa, independentemente se você utiliza uma planilha ou ferramenta de gestão para controle do seu caixa, é imprescindível que a aba da empresa esteja separada do pessoal. As contas não devem se misturar, assim como, os registros de entradas e saídas devem ser realizados, no ideal, diariamente. Assim, você vai ter clareza do lucro do seu negócio no mês por um lado e, pelo outro, quanto gasta com despesas pessoais.

Conheça seus custos e sua margem de lucro

A margem de lucro seria a porcentagem de lucro que a empresa tem por cada unidade de produto ou serviço vendido. Com a clareza desse dado, você melhor adequa a sua precificação e garante um retorno previsível e seguro das suas vendas. Ao mesmo tempo, terá preços que cobrem seus custos e que estão dentro do que o seu cliente está disposto a pagar.

Para a definição correta dessa margem de lucro, é fundamental que se tenha clareza quanto aos custos do negócio, identificando variáveis como tributos, mão de obra, matéria-prima e afins e como elas interferem na formação do preço. Após essa definição, fixa-se a margem segura que vai aumentar o lucro da empresa.

Explore a demanda

Quando estamos pensando em criar uma marca, é fundamental que pensemos em questões primordiais de personalidade, fazendo perguntas simples como: quem é a marca, qual o intuito de sua criação, qual o problema que ela quer e irá resolver, quem ela quer atingir e, principalmente, qual o porquê das respostas a essas perguntas.

Assim, o desenvolvimento não só da Identidade Visual da marca, mas sim de sua percepção no mercado, se torna mais fácil. Com esse fortalecimento da demanda da marca, ela se destaca e ganha impacto no meio em que está inserida, pois ela sabe de onde vem, onde está e para onde vai, com visão e missão bem estabelecidos.

Entenda o mercado

Essa solidificação da marca, porém, vai muito além dessas respostas iniciais. É preciso estudar, entender e pesquisar o mercado no qual se quer inserir e competir, conhecendo seus similares, concorrentes e referências, o que irá facilitar a realização do serviço que se está propondo.

Registre sua marca no INPI

Toda essa idealização, porém, também precisa passar por uma regularização. Uma marca não pode ser igual a outra (ou pelo menos não deveria) e, para garantir essa exclusividade da marca, é importante realizar o registro dela no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Intelectual). Lá, pode-se fazer uma busca para saber se já existe outra marca registrada que se pareça com a que se está pensando em registrar; além disso, o site (https://www.gov.br/inpi/pt-br) conta instruções detalhadas para a regularização do que se quer registrar.

Bônus: Conte com profissionais do Design e da Contabilidade

A Identidade Visual de uma marca normalmente é o primeiro ponto de contato dela com o público. É importante que ela se comunique da forma mais condizente com a idealização de sua personalidade (ou, em termos de projeto, o conceito), a fim de atrair e conquistar novas pessoas, criando vínculos. O Designer é, portanto, quem media e viabiliza essa transmissão da mensagem de forma efetiva. Já o Contador será essencial para a escolha do melhor tipo empresarial em que a empresa se enquadra, assim como, garantir o cumprimento das obrigações fiscais e tributárias e todos os demais pontos relacionados à finanças abordados ao longo do texto.

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