Detalhe Blog da Caduceu Jr.

img

Boas práticas financeiras no ramo alimentício

20/11/2020 Empresas Juniores

Boas práticas financeiras são essenciais para qualquer empresa que deseja prosperar. É um assunto tão sério que podemos afirmar que o cuidado com as finanças de um empreendimento determina os rumos do negócio.

É por meio da gestão financeira que o empresário consegue ter um entendimento da real situação financeira e tomar decisões assertivas para o seu negócio, fazendo com que ele se mantenha em pleno crescimento e com saúde financeira. Saber como gerir o dia a dia de sua empresa é fundamental para não se endividar.

Responsável por planejar e controlar o uso dos recursos da organização, a gestão financeira influencia em todos os setores do empreendimento, pois o funcionamento de cada um deles depende do orçamento. É graças à correta aplicação de recursos que as operações conseguem gerar lucro para a empresa e é por isso que a gestão financeira é uma das funções administrativas mais importantes em uma empresa, independentemente do seu porte ou ramo de atuação.

No entanto, controlar as finanças nem sempre é uma tarefa fácil para quem não sabe quais hábitos aderir para uma boa gestão financeira de sua empresa.  Pode parecer um trabalho árduo no início, mas os resultados mostrarão que o esforço compensa.

Uma gestão financeira eficiente demanda um controle rigoroso, e para isso é importante ter como base algumas ferramentas como o fluxo de caixa e planejamento estratégico. Ela é um conjunto de procedimentos e ações administrativas vinculados à análise, ao controle e ao planejamento de todas as atividades financeiras de uma empresa.

Quando bem feita, possibilita a redução de gastos desnecessários e uma correta destinação de recursos, o que impacta fortemente nos resultados financeiros. A otimização dos resultados como um todo acontece por meio dos registros adequados e um bom acompanhamento por parte do gestor, obtendo informações que contribuem para o planejamento do negócio.

Ademais, é importante investir em boas estratégias de gestão e organização financeira, uma vez que é por meio de ações e medidas preventivas que você se mantém preparado para possíveis imprevistos ou dificuldades, garantindo sempre constância e continuidade em seu negócio.

As ferramentas como planejamento e análise financeira são muito importantes para se visualizar as medidas que deverão ser executadas na empresa, assim como as expectativas para o futuro.  O planejamento financeiro acompanha o planejamento estratégico da empresa. Ou seja, ele deve indicar como os recursos devem ser utilizados para alcançar os objetivos traçados. É por isso também que a análise financeira é indispensável nesse processo. Afinal, é preciso ter uma noção exata da situação econômica da empresa para só então montar um plano de ações.

Como implantar uma gestão financeira eficiente no seu negócio:

- Faça o mapeamento de custos: o conhecimento sobre custos é de suma importância para fazer uma análise assertiva e aumentar a eficiência da empresa;

- Elabore um planejamento estratégico: é a análise da atual estrutura e situação financeira e solução de problemas, bem como a elaboração de planos para o longo prazo. Precisa estar alinhado às estratégias do negócio, pois concentra-se em definir como serão alcançados os objetivos. É ele que servirá como um guia sobre o que deve ser feito em relação ao dinheiro da empresa;

- Implemente um orçamento: junto com o planejamento, deverá ser elaborado um orçamento. É um elemento que permite uma visualização global do negócio e garante a possibilidade de identificar quais setores ou atividades são mais importantes para a empresa. Desta forma o gestor tem um controle mais eficiente das finanças e evita a escassez de recursos financeiros, bem como gastos desnecessários com despesas que não são prioritárias;

- Administre o fluxo de caixa: deve ser detalhada o suficiente para fornecer as informações necessárias à tomada de decisões, como a origem dos recursos e das despesas. Controle deve ser feito diariamente, de forma técnica e cuidadosa;

- Faça a automação de processos: através de softwares de gestão que integram os setores da empresa fica ainda mais fácil de alcançar os pilares vinculados a uma boa gestão (uso de ferramentas financeiras, controle de orçamento e planejamento estratégico), trazendo qualidade, segurança e rapidez para o negócio

- Acompanhe os resultados: os resultados devem ser monitorados de perto pelo gestor. É a melhor forma de identificar quais atividades mais contribuem para o crescimento da empresa e quais podem estar prejudicando. Uma gestão financeira é como um círculo no qual é necessário investir constantemente em estratégias e na análise contínua dos resultados.

 

 Ficou com alguma dúvida ou quer saber mais sobre o Movimento Empresa Junior e os serviços que oferecemos? Entre em contato com o nosso time!

Consultorias

Prestamos soluções em gestão tanto para novas empresas quanto para empresas já consolidadas no mercado.

MEJestor

Projeto exclusivo para assessoria das Empresas Juniores, criado especialmente da rede para a rede.

Microempreendedor Individual

Realizamos atendimento diário ao Microempreendedor Individual a fim de regularizar sua profissão. Precisa de ajuda?

Núcleo de Apoio Fiscal

Núcleo de Apoio Fiscal

Quer saber mais sobre a Caduceu Jr.?
A Caduceu Jr. entrar em contato com você!
Assine o Newsletter

Assine nosso canal de comunicação e receber as novidades!