Boas práticas financeiras são essenciais para qualquer empresa que deseja prosperar. É um assunto tão sério que podemos afirmar que o cuidado com as finanças de um empreendimento determina os rumos do negócio.
É por meio da gestão financeira que o empresário consegue ter um entendimento da real situação financeira e tomar decisões assertivas para o seu negócio, fazendo com que ele se mantenha em pleno crescimento e com saúde financeira. Saber como gerir o dia a dia de sua empresa é fundamental para não se endividar.
Responsável por planejar e controlar o uso dos recursos da organização, a gestão financeira influencia em todos os setores do empreendimento, pois o funcionamento de cada um deles depende do orçamento. É graças à correta aplicação de recursos que as operações conseguem gerar lucro para a empresa e é por isso que a gestão financeira é uma das funções administrativas mais importantes em uma empresa, independentemente do seu porte ou ramo de atuação.
No entanto, controlar as finanças nem sempre é uma tarefa fácil para quem não sabe quais hábitos aderir para uma boa gestão financeira de sua empresa. Pode parecer um trabalho árduo no início, mas os resultados mostrarão que o esforço compensa.
Uma gestão financeira eficiente demanda um controle rigoroso, e para isso é importante ter como base algumas ferramentas como o fluxo de caixa e planejamento estratégico. Ela é um conjunto de procedimentos e ações administrativas vinculados à análise, ao controle e ao planejamento de todas as atividades financeiras de uma empresa.
Quando bem feita, possibilita a redução de gastos desnecessários e uma correta destinação de recursos, o que impacta fortemente nos resultados financeiros. A otimização dos resultados como um todo acontece por meio dos registros adequados e um bom acompanhamento por parte do gestor, obtendo informações que contribuem para o planejamento do negócio.
Ademais, é importante investir em boas estratégias de gestão e organização financeira, uma vez que é por meio de ações e medidas preventivas que você se mantém preparado para possíveis imprevistos ou dificuldades, garantindo sempre constância e continuidade em seu negócio.
As ferramentas como planejamento e análise financeira são muito importantes para se visualizar as medidas que deverão ser executadas na empresa, assim como as expectativas para o futuro. O planejamento financeiro acompanha o planejamento estratégico da empresa. Ou seja, ele deve indicar como os recursos devem ser utilizados para alcançar os objetivos traçados. É por isso também que a análise financeira é indispensável nesse processo. Afinal, é preciso ter uma noção exata da situação econômica da empresa para só então montar um plano de ações.
Como implantar uma gestão financeira eficiente no seu negócio:
- Faça o mapeamento de custos: o conhecimento sobre custos é de suma importância para fazer uma análise assertiva e aumentar a eficiência da empresa;
- Elabore um planejamento estratégico: é a análise da atual estrutura e situação financeira e solução de problemas, bem como a elaboração de planos para o longo prazo. Precisa estar alinhado às estratégias do negócio, pois concentra-se em definir como serão alcançados os objetivos. É ele que servirá como um guia sobre o que deve ser feito em relação ao dinheiro da empresa;
- Implemente um orçamento: junto com o planejamento, deverá ser elaborado um orçamento. É um elemento que permite uma visualização global do negócio e garante a possibilidade de identificar quais setores ou atividades são mais importantes para a empresa. Desta forma o gestor tem um controle mais eficiente das finanças e evita a escassez de recursos financeiros, bem como gastos desnecessários com despesas que não são prioritárias;
- Administre o fluxo de caixa: deve ser detalhada o suficiente para fornecer as informações necessárias à tomada de decisões, como a origem dos recursos e das despesas. Controle deve ser feito diariamente, de forma técnica e cuidadosa;
- Faça a automação de processos: através de softwares de gestão que integram os setores da empresa fica ainda mais fácil de alcançar os pilares vinculados a uma boa gestão (uso de ferramentas financeiras, controle de orçamento e planejamento estratégico), trazendo qualidade, segurança e rapidez para o negócio
- Acompanhe os resultados: os resultados devem ser monitorados de perto pelo gestor. É a melhor forma de identificar quais atividades mais contribuem para o crescimento da empresa e quais podem estar prejudicando. Uma gestão financeira é como um círculo no qual é necessário investir constantemente em estratégias e na análise contínua dos resultados.
Ficou com alguma dúvida ou quer saber mais sobre o Movimento Empresa Junior e os serviços que oferecemos? Entre em contato com o nosso time!