Detalhe Blog da Caduceu Jr.

img

O que é uma Análise Financeira?

25/09/2020 Análise Financeira

O que é uma Análise Financeira?

A análise financeira, também pode ser conhecida como análise econômica, trata-se do serviço que estuda a capacidade da geração de lucro de uma organização. Ela também serve para metrificar o desenvolvimento da organização, e através dela, encontrar métodos que permitam avaliar a situação financeira do negócio e tem como objetivo fundamental determinar o seu desempenho para o melhor uso dos recursos disponíveis.

 

Podemos assim então mensurar a capacidade de geração de lucro através de diversos indicadores que iremos apresentar ao longo deste artigo e quais os benefícios eles geram através de uma análise e demonstrar o seu real desempenho. Somente assim saberemos a situação financeira da organização, se ela está sendo positiva ou negativa e nos auxiliando a tomar decisões de curto, médio e longo prazo! 

 

Mas afinal de contas, qual a importância da Análise Financeira na minha empresa? 

 

A análise financeira existe com base na ideia de que todas as decisões de um empresário trazem reflexos econômicos, positivos ou negativos. Assim ao realizar uma análise financeira busca-se a compressão das finanças, com a coleta de informações e análise de dados, permitindo uma avaliação da capacidade de geração de lucro e estabilidade do negócio. A partir disso as futuras decisões tendem a ser mais assertivas. 

 

Dentro desse serviço, devemos atentar á 2 grandes pontos para executar uma análise financeira que contemple todos os resultados de forma realista:

 

  • Equilíbrio Econômico e Financeiro

 

Para realizar o estudo da viabilidade do negócio necessita-se avaliar a estabilidade e capacidade de geração de lucro, as quais podem ser medidas através da análise dos seguintes tipos de desempenhos:

 

Faturamento Periódico

É o momento para conhecer e monitorar as vendas diárias, tendo noção de o quê, quanto, por quanto e para quem é vendido determinado produto/serviço.

 

Custos Variáveis

É preciso conhecer também quais são e quanto representam os custos que estão diretamente associados ao volume de vendas, industrialização ou da prestação de serviços. Boa parte das grandes empresas usam como estratégia a transformação ao máximo de custos fixos em variáveis, pois assim, possuem maior retorno e menos perdas.

 

Custos Fixos

Também é necessário conhecer quais são e quanto representam os custos pelas contas da estruturação e manutenção da empresa. É importantíssimo monitorar os custos fixos, sempre buscando maneiras para reduzi-los ao máximo.

 

Margem de Contribuição

Essa é a quantia em dinheiro que sobra da receita que é obtida através das vendas após a retirada dos custos e despesas variáveis. Isso possibilita uma análise do ponto de equilíbrio e da lucratividade da organização. Quanto maior a positividade deste índice, melhor será a saúde financeira da sua empresa!

 

Lucro Operacional

Como propriamente dito, nada mais é do que a apuração dos lucros após deduzidos todos os custos fixos e variáveis, citados acima.

 

Preço de Vendas

Determinar os preços de vendas dos produtos e serviços prestados deve ser uma ação muito técnica e principalmente estratégica! 

Deve sempre ser lembrado de considerar fatores de lucratividade, competitividade, posicionamento de mercado e da demanda de procura e oferta.

 

Fluxo de Caixa

É o principal instrumento que auxilia na análise, pois possui todo o controle financeiro da organização. Esse recurso permite analisar e acompanhar as ações de movimentações da empresa com sua relação de entradas(receitas) e saídas(despesas). Ele vai ajudar na tomada de decisão e melhora o desempenho, pois servirá de apoio principalmente ao gerenciamento de gastos até o processo estratégico de fechamento de matérias primas e aquisições financeiras. 

 

  • Indicadores Econômicos

 

Índice de Rentabilidade e Lucratividade

Esse índice demonstra quanto a empresa está lucrando em um determinado espaço de tempo. Através dele é possível verificar quanto a empresa precisa produzir/vender para que seu lucro planejado seja concretizado.  

 

Índice de Liquidez

Os indicadores de liquidez tendem a olhar para as obrigações a curto prazo, analisando se a empresa possui capacidade de honrar seus compromissos.  

 

Índice de Endividamento

Os indicadores de endividamento apresentam como o endividamento da empresa evolui ao longo dos anos.  Estabelecendo relações entre o capital próprio (patrimônio líquido) e capital de terceiros (endividamento).

 

Índice de Prazo Médio de Pagamento

Esse índice retrata o tempo médio que a empresa leva para pagar para seus fornecedores um produto adquirido. Entender o prazo médio de pagamento de compras é essencial para que se possa fazer uma projeção do fluxo de caixa. 

 

Índice de Prazo Médio de Recebimento

Os indicadores do prazo médio de recebimento mostram o tempo médio entre a venda de um produto e recebimento do pagamento. Assim como no Índice de Prazo Médio de Pagamento, as informações sobre os prazos médios de recebimento são essenciais para um planejamento do fluxo de caixa. 

 

Agora é com você! Quer garantir que sua empresa tenha todas as etapas definidas e com recursos/mão de obra alocadas da maneira mais eficiente possível? Faça uso de uma Análise Financeira que vai te apoiar MUITO na hora de tomar decisões!

Ficou com alguma dúvida ou quer saber mais sobre a Análise Financeira? Entre em contato com o nosso time! Estaremos a disposição para te ajudar no que for preciso! 

Consultorias

Prestamos soluções em gestão tanto para novas empresas quanto para empresas já consolidadas no mercado.

MEJestor

Projeto exclusivo para assessoria das Empresas Juniores, criado especialmente da rede para a rede.

Microempreendedor Individual

Realizamos atendimento diário ao Microempreendedor Individual a fim de regularizar sua profissão. Precisa de ajuda?

Núcleo de Apoio Fiscal

Núcleo de Apoio Fiscal

Quer saber mais sobre a Caduceu Jr.?
A Caduceu Jr. entrar em contato com você!
Assine o Newsletter

Assine nosso canal de comunicação e receber as novidades!