Detalhe Blog da Caduceu Jr.

img

Otimize sua empresa com o Mapeamento de Processos!

11/09/2020 Mapeamento de Processos

Tudo que você precisa saber sobre Mapeamento de Processos!


 

O mapeamento de processos é muito útil para padronizar o trabalho e identificar oportunidades de melhorias em cada parte do setor de um processo de negócio da empresa. Além disso, o mapeamento também é uma ferramenta muito importante ao transformar um processo em outro (ou subdividindo-o), o que permite com que o aprofundamento permita novas mudanças. Portanto, ele ajuda as organizações a serem mais eficientes, produtivas e competitivas, independentemente do tamanho. A grande questão está por esse serviço conter desafios em alguns casos, pois depende da complexidade da estruturação organizacional e das características da mesma. 

 

Ao longo desse artigo, iremos lhe mostrar a importância do mapeamento do processo, bem como os seus benefícios encontrados na sua execução.

 

Mas afinal de contas, o que é o Mapeamento de Processos? 

 

Mapeamento de processos é a identificação da sequência lógica das atividades que compõem um processo e de outros elementos que interagem com o fluxo de trabalho. Essa prática pode ser feita para atingir diferentes tipos de objetivos, como por exemplo:

 

  • Compreender os processos: entender como ele funciona na teoria e na prática
  • Melhorar os processos: pois ele realiza reparos incrementais na execução de determinado exercício
  • Documentar os processos: produzindo uma idealização estruturada e coesa sobre cada parte executada pela empresa (muito utilizada para capacitar colaboradores).
  • Padronizar os processos: pois garante que cada um seja executado da melhor maneira possível.
  • Transformar os processos: promove as mudanças profundas do exercício das tarefas, remodelando-as.

 

Em uma empresa, os processos podem ser classificados em três tipos:

 

Processos Primários

São também chamados de processos essenciais ou processos finalísticos e estão diretamente ligados à entrega de valor para o cliente.

Processos de Apoio

São também chamados de processos de suporte e entregam valor para os processos primários ou para os processos de gerenciamento.

Processos de Gerenciamento

São também chamados de processos de gestão e entregam valor para os processos primários ou para os processos de apoio.

 

Além disso, existem níveis de profundidade e de detalhamento do mapeamento de processos:

 

Nível 1 ou Descritivo

Busca apenas alinhar o entendimento do processo entre os envolvidos, trazendo uma visão básica das atividades executadas.

Nível 2 ou Analítico 

Destaca os eventos e tratamentos de exceção, fornecendo uma visão mais técnica e detalhada dos processos.

Nível 3 ou Executável

Especifica os serviços que serão implementados/automatizados, trazendo uma visão focada nos dados dos elementos.

 

Portanto, podemos concluir que o mapeamento de processos é uma ferramenta utilizada em projetos de melhoria e transformações, que possibilidade identificar pontos específicos de melhoria. Assim podemos mensurar a importância e listar 5 momentos importantes que esse serviço te proporciona:

 

  1. Identifica gargalos

Um gargalo trata-se de uma restrição da capacidade de produção/execução que cria uma fila de acúmulo (ou falta dele) de tarefas. Portanto se refere a algum ponto de processo que não flui bem e, consequentemente atrapalha o andamento do restante do trabalho. 

  1. Delimita funções e papéis

O mapeamento não estrutura apenas as atividades que precisam ser executadas. Ele também agrega numa relação das pessoas que fazem parte dos processos, seja como responsável ou participante.

  1. Prever recursos

Com um detalhamento maior do processo fica mais fácil controlar os recursos humanos, financeiros e materiais necessários para que o processo consiga cumprir seu objetivo e sua finalidade.

  1. Estimar custos

Todo processo gera um custo: isso é fato! O mapeamento de processos traz visibilidade para as entradas e saídas do processo, garantindo que não haja um desequilíbrio no custo-benefício. 

  1. Mensurar o desempenho dos processos

O mapeamento permite medir como está a saúde individual de cada um dos processos da empresa, pois tem seu enfoque na padronização das atividades, permitindo uma análise precisa de como está o andamento de cada uma.

 

Quando os processos de uma empresa está mal estruturada, toda a eficácia é colocada em risco. A desorganização de processos pode gerar queda de produtividade, desmotivação dos colaboradores, repetição de tarefas e, assim, gerando uma perda de tempo e desvalorização do serviço/produto.


 

Agora é com você! Quer garantir que sua empresa tenha todas as etapas definidas e com recursos/mão de obra alocadas da maneira mais eficiente possível? Faça o mapeamento de seus processos e melhore totalmente sua produção!

Ficou com alguma dúvida ou quer saber mais sobre o Mapeamento de Processos? Entre em contato com o nosso time! Estaremos a disposição para te ajudar no que for preciso! 

 

Consultorias

Prestamos soluções em gestão tanto para novas empresas quanto para empresas já consolidadas no mercado.

MEJestor

Projeto exclusivo para assessoria das Empresas Juniores, criado especialmente da rede para a rede.

Microempreendedor Individual

Realizamos atendimento diário ao Microempreendedor Individual a fim de regularizar sua profissão. Precisa de ajuda?

Núcleo de Apoio Fiscal

Núcleo de Apoio Fiscal

Quer saber mais sobre a Caduceu Jr.?
A Caduceu Jr. entrar em contato com você!
Assine o Newsletter

Assine nosso canal de comunicação e receber as novidades!