Detalhe Blog da Caduceu Jr.

img

5 razões para fazer um Planejamento Financeiro

04/09/2020 Negocios

5 razões para realizar o Planejamento Financeiro da sua Empresa


 

O planejamento financeiro é a organização das finanças pessoais e possui a finalidade de gerar uma proteção, a fim de cobrir as necessidades do empresário, bem como também pode ser usado para metrificar maneiras de alcançar objetivos em curto, médio e longo prazo. Ele é importantíssimo por mostrar os principais caminhos (econômicos, esforço pessoal, trabalho e investimento) que o dono do negócio necessita para alcançar sucesso em suas decisões!

 

Mas a grande questão é, quando e em qual momento eu preciso utilizar do Planejamento Financeiro?

 

O ideal, é que você realize esse processo o quanto antes para começar a traçar suas ideias, definir metas e escolher caminhos para alcançar seus objetivos. Por isso, uma dica muito válida para esta ocasião é reservar algumas horas do seu dia a dia para ir anotando seus pensamentos, formando um plano de ação visualizando inumeras variaveis que podem te ajudar (ou atrapalhar) a desempenhar e alcançar seu objetivo final!

 

Ademais, eu tenho ciência da importância do Planejamento Financeiro? 

 

O Planejamento realizado de forma correta, pode te ajudar a mostrar as rotas (econômicas, de esforço pessoal, do esforço de trabalho, investimento, etc…) que você precisa para alcançar o sucesso!

Listamos agora os benefícios que você terá realizando o planejamento:

 

  1. Liberdade para tomar decisões!

Nem sempre a empresa terá condições financeiras para tomar a decisão que julga ser a melhor. A falta de capital pode fazer com que a organização opte pela alternativa considerada “meio termo”, ou seja, que reúna alguns benefícios que poderia ter se estivesse preparada para tal. Diferentemente, as companhias que conseguem planejar com antecedência os investimentos que pretendem fazer, costumam obter melhores condições para realizar seus pagamentos e obrigações.


 

  1. Casos de emergência não ameaçam o futuro da empresa!

Quando surge um caso de emergência e a empresa está despreparada, o impacto torna-se gigantesco. Há casos em que se leva meses para se recuperar financeiramente, porém, algumas despesas devem e podem ser consideradas esperadas em curto, médio e longo prazo, pois a área dos negócios envolvem inúmeras variáveis e assim, cabe estimar e separar valores de capitalização para casos necessários.

 

  1. Possibilidade de ampliar os rendimentos!

Há muitas organizações que utilizam-se do dinheiro em caixa como forma de investimento e com isso, conseguem obter mais ou, ao menos conter suas perdas financeiras de maneira bastante ágil. O ditado popular do mundo das finanças “deixar de ganhar, também é perder” retrata perfeitamente esta situação pela falta de planejamento.

 

  1. Possibilidade de reduzir os custos!

A quem vai fazer seu planejamento financeiro, presume-se que esteja disponíveis dados referentes aos custos operacionais da empresa durante determinado período. A partir do momento que o gestor tem controle e conhece o caminho de seu capital financeiro, fica mais fácil determinar quais gastos são pertinentes ou não. Muitas vezes, os problemas de uma organização não estar faturando alto, é simplesmente o alto custo para o direcionamento das atividades e materiais de não tanta importância quanto o necessário.

 

  1. Minimizar a margem de erro!

Mesmo que uma empresa realize um planejamento muito bem elaborado, ainda assim está sujeita a passar por maus momentos. O funcionamento do mercado não é uma ciência exata e incide diversos fatores que variam e fogem do nosso controle. Contudo, as chances de incorrer um erro diminuem de forma significativa de mais. Isso porque, tendo diante de si inúmeras possibilidades de cenários, fica mais fácil e tranquilo prever quais são os acontecimentos mais prováveis e fazer com que eles aconteçam de maneira indolor no bolso e não dê aquela dor de cabeça para resolver determinado problema.



 

Agora é com você! Quer garantir que sua empresa não sofra com gastos e custos desnecessário, bem como definir metas e objetivos, traçando maneiras para alcançá-los?! 

Ficou com alguma dúvida ou quer saber mais sobre o Planejamento Financeiro? Entre em contato com o nosso time! Estaremos a disposição para te ajudar! 

 

Consultorias

Prestamos soluções em gestão tanto para novas empresas quanto para empresas já consolidadas no mercado.

Núcleo de Apoio Fiscal

Núcleo de Apoio Fiscal

Microempreendedor Individual

Realizamos atendimento diário ao Microempreendedor Individual a fim de regularizar sua profissão. Precisa de ajuda?

MEJestor

Projeto exclusivo para assessoria das Empresas Juniores, criado especialmente da rede para a rede.

Quer saber mais sobre a Caduceu Jr.?
A Caduceu Jr. entrar em contato com você!
Assine o Newsletter

Assine nosso canal de comunicação e receber as novidades!