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8 motivos para fazer um Levantamento Patrimonial

12/08/2020 Negocios

8 motivos porque a sua empresa precisa de um Levantamento Patrimonial !

 

A função do levantamento patrimonial é disponibilizar informações sobre os ativos da empresa, e, dessa forma, o gestor pode acompanhar as mudanças de valor dos bens, condições operacionais, além de outras informações. 

Mas na sua empresa, por que fazer o Levantamento Patrimonial? 

Além de proporcionar uma listagem atualizada de seus bens, a realização do levantamento patrimonial pode ser um grande aliado na tomada de decisões estratégicas para os gestores, respondendo questões como:

  • Eu realmente preciso comprar/adquirir determinado(s) ativo(s) ?
  • Estamos gastando com algo que é desnecessário ?
  • Uma realocação de um bem já adquirido não pode me fazer economizar ?
  • Minha empresa consegue realizar uma nova prestação de serviço/produzir algo novo com os meus bens patrimoniais?
  • Há equipamentos ou máquinas da minha empresa operando a mais tempo do que o necessário, e, assim, gastando energia em excesso ou ficando ociosa?

Ademais, outro importante aspecto é quanto à realização do inventário é de acordo com o comprimento das legislações contábeis.

Mas como saber a hora de realizá-lo? 

  1. Pretende aumentar o retorno sobre os investimentos de seus bens?

Uma boa maneira de realizar a organização e o controle patrimonial de forma adequada, é criar normas e procedimentos internos, fazendo uma conscientização de seus colaboradores sobre a importância da gestão dos bens de seu negócio. Desta forma, são fixadas rotinas administrativas de análise de aquisição, implicando na compra, entrada, registro, identificação e a responsabilidade física dos bens, aumentando consideravelmente o retorno sobre os ativos, para que seja evitada manutenções fora de hora, compras desnecessárias entre outros problemas financeiros que podem ser evitados facilmente.

  1. Tem alto índice de desperdício e pretende otimizar o processo de compra de ativos? 

Se a sua empresa apresenta alto índice de desperdício em ativos, é hora de realizar a organização e controle patrimonial com regularidade. Conhecer o ativo imobilizado e o valor do patrimônio evita desperdício de recursos e melhora a utilização dos mesmos, além de otimizar os processos de compra

  1. Notou que há desvios ou furto de bens da sua empresa?

Se desvios de recursos ou furtos de bens na sua empresa ocorrem com frequência, uma boa organização e controle patrimonial certamente vai contribuir evitando que isso ocorra. Mesmo que sejam casos isolados, se somar todos os pequenos desvios ao longo de um ano faz uma boa diferença para o patrimônio da empresa.

  1. Precisa investir ou renegociar alguma dívida?

Se a sua empresa vai passar por alguma reestruturação financeira em que será necessário captar investimentos ou renegociar dívidas, é importante que o controle patrimonial esteja atualizado. Empresas que fazem a gestão do ativo imobilizado transmitem organização e uma boa imagem para as instituições financeiras, contribuindo na captação de financiamentos com custos mais atraentes e facilidade na renegociação de dívidas.

  1. Precisa retirar certificados de qualidade, como a ISO 9000?

Muitos certificados de qualidade, como o certificado ISO 9000, por exemplo, exigem que a empresa tenha organização e controle patrimonial correto e atualizado. Além disso, as empresas que fazem a gestão de seu ativo imobilizado comprovem condições técnicas e financeiras para participação em eventuais processos licitatórios.

  1. Você presta serviços com patrimônio próprio ou com locação de máquinas e/ou equipamentos?

Quando equipamentos e máquinas, ou qualquer ativo imobilizado, sai da empresa, seja para prestação de serviços ou porque foi locado, é essencial que seja feito a organização e controle patrimonial corretos dos ativos imobilizados, evitando avarias precoces, perdas e furtos dos bens.

  1. Aconteceu de haver dificuldades de provar veracidades de informações financeiras publicadas ou que apresentaram incoerência entre o controle contábil e o controle físico dos bens?

Em uma das etapas da organização e controle patrimonial, é realizada a conciliação físico-contábil, que se trata do cotejamento ou comparação dos dados que constam na base contábil com as informações obtidas no inventário físico. Neste processo, são detectados bens contabilizados sem a existência física, assim como bens existentes sem o registro contábil, gerando assim três relatórios: bem conciliados, sobras contábeis e sobras físicas.

  1. Se você encaixa em uma sociedade de grande porte com ativo total superior a R$ 240 milhões ou receitas bruta anual superior a R$ 300 milhões, você está, obrigatoriamente, segundo a LEI Nº. 11.638/07, a realizar o Teste de Impairment anualmente!

O que é o Teste de Impairment? 

Impairment é uma palavra em inglês que significa num sentido literal Deterioração, tratando assim da redução do valor recuperável de um bem. Este teste aplica-se à sociedades ou conjuntos de sociedades sob controle comum, independentemente de sua constituição jurídica ser Sociedade Anônima ou Sociedades de Responsabilidade Limitada.

Como vimos o inventário patrimonial do ativo imobilizado é a primeira etapa para a implantação da Gestão do Imobilizado, tornando-se fundamental. Além disso, um bom inventário garante a consistência das demonstrações contábeis da empresa perante a auditoria e fornece aos gestores o suporte necessário para a tomada de decisões precisas e tempestivas.

Agora é com você! Quer garantir que seu inventário físico patrimonial está cumprindo todas as etapas e de acordo com as boas práticas? Ficou com alguma dúvida ou quer saber mais sobre Levantamento Patrimonial? Entre em contato com o nosso time

Estaremos a disposição para te ajudar! 

 

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