Detalhe Blog da Caduceu Jr.

img

CONTROLE DO FLUXO DE CAIXA E SEUS BENEFÍCIOS NA EJ

13/05/2020 Negocios

COMO FAZER COM QUE O FLUXO DE CAIXA DA MINHA EJ PERMITA INVESTIR MAIS NA CAPACITAÇÃO DOS MEMBROS

Antes de começar a falar sobre o fluxo de caixa propriamente dito e como ele pode ser fundamental para possibilitar maiores investimentos nos membros da EJ, gostaríamos de estabelecer dois conceitos importantes que afetam diretamente o entendimento sobre a situação financeira da empresa: regime de caixa e regime de competência. O regime de caixa é o que a empresa realmente tem em dinheiro para uso, e o regime de competência, é o faturamento, no caso das EJs, seriam as metas definidas pela Brasil Júnior. Exemplo: Hoje a minha EJ vendeu um projeto de 30k, recebendo 10k de entrada e o restante parcelado em 10 vezes. Caixa: 10k. Competência: 30k. É bem diferente, não é? Dessa forma, quando não há o controle correto do fluxo de caixa, um pico nas vendas pode criar a impressão de que existe dinheiro sobrando, mas sem olhar os gastos do período e os que vêm pela frente, a informação sobre a real situação financeira da EJ fica escondida.

Agora falando sobre o fluxo de caixa, ele é basicamente uma ferramenta que monitora as entradas e as saídas de dinheiro dentro de uma empresa em um período de tempo. Garante registros detalhados de ganhos e gastos, com disciplina e sem erros. TODAS as entradas e saídas devem ser registradas para o processo ser eficiente. Um fluxo de caixa atualizado permite um melhor planejamento da diretoria, por proporcionar uma visão mais precisa sobre o momento financeiro da EJ. Isso significa saber que o mês que parecia ótimo em faturamento, na verdade gerou receitas próximas das despesas, e com isso, não sobrou quase nenhum dinheiro para o investimento em membros.

E como você pode manter o fluxo de caixa da sua EJ em dia?

- Registrando todas as informações de entradas e saídas;

- Verificando o fluxo de caixa diariamente;

- Pensando a longo e curto prazo;

- Sendo realista;

- Contando com um sistema de gestão financeira.

O ideal é ter o controle financeiro, manter relatórios periódicos e, a partir desses relatórios, o presidente/diretores devem analisar os números negativos e os positivos para as tomadas de decisões dentro da EJ. Para tanto, um sistema de gestão financeira, como o Mejestor, uma plataforma que a Caduceu Jr. desenvolveu exclusivamente para Empresas Juniores, torna o trabalho com a parte financeira mais prática, segura e exata. Com os dados corretos, a diretoria tem a referência necessária para decidir quando, como e onde investir nos seus membros.

Você gostou do assunto e gostaria de saber mais sobre como otimizar o dinheiro da sua EJ através do fluxo de caixa? Estamos à sua disposição, é só clicar aqui.

Consultorias

Prestamos soluções em gestão tanto para novas empresas quanto para empresas já consolidadas no mercado.

Núcleo de Apoio Fiscal

Núcleo de Apoio Fiscal

Microempreendedor Individual

Realizamos atendimento diário ao Microempreendedor Individual a fim de regularizar sua profissão. Precisa de ajuda?

MEJestor

Projeto exclusivo para assessoria das Empresas Juniores, criado especialmente da rede para a rede.

Quer saber mais sobre a Caduceu Jr.?
A Caduceu Jr. entrar em contato com você!
Assine o Newsletter

Assine nosso canal de comunicação e receber as novidades!