Detalhe Blog da Caduceu Jr.

img

A importância de classificar todos os recursos!

08/11/2019 Empresarial

O mundo de hoje em dia é repleto de informações das mais variadas formas. Justamente pela diversidade nos encontramos confusos e até mesmo perdidos nesse mar de dados. Uma gestão estratégica e bem equilibrada é fundamental para a roda financeira girar, com base nisso, a nossa conversa de hoje vem para quebrar alguns paradigmas e te mostrar que as coisas são mais simples do que você imagina, e a Caduceu está aqui para descomplicar e te ajudar na saúde do seu negócio!

O fantasma dos Gastos que rodeia a maioria das organizações pode ser algo bom!

Quando discutimos gastos financeiros podemos estar falando sobre despesas, custos e até mesmo INVESTIMENTOS!

A classificação geral deste termo é que, todo recurso inicial despendido pela empresa para suprir determinadas necessidades são gastos, porém podem se transformar em despesas, custos ou investimentos desde que sejam realocados para seus determinados fins, caso contrário, permanecerão com a sua classificação anterior, ou seja, gasto é tudo aquilo que você compra para suprir um evento inesperado ou financiar algo fora do planejado. Devido ao fato de serem recursos não planejados e inesperados, não poderão ser repassados ao cliente ou repostos, logo, sempre será uma PREJUÍZO e a empresa deverá se sacrificar para cobri-los.

Está bem, mas o que são despesas, custos e investimentos?

DESPESA:

As despesas são todos os valores empregados para garantir a manutenção de estrutura mínima e o funcionamento das atividades em geral. Geralmente, despesa engloba todos os investimentos em setores como o administrativo, recursos humanos, marketing, vendas e etc.

Entretanto, tome muito cuidado ao classificar os investimentos pois a despesa pode ser um investimento indireto simplesmente pelo fato de não estar ligada a atividade principal da empresa (produção/vendas de produtos ou serviços).

CUSTO:

Todos os valores relacionados a produção de mercadorias ou a execução do serviço são caracterizados como custo. Mão de obra, matéria-prima, insumos, além da quantia consumida com energia elétrica, manutenção, depreciação de máquinas e equipamentos, materiais de limpeza e conservação, esses e alguns outros tipos de recursos utilizados são caracterizados como custos.

Ele representa todo capital aplicado diretamente nos fatores de produção necessários para a atividade central da empresa. É uma peça financeira essencial ao dia a dia de qualquer negócio, pois é através dele que a empresa consegue fundamentar seus preços de venda e consequentemente manter sua operação. Logo, para aumentar o número de bens produzidos ou de serviços ofertados, normalmente é preciso aumentar os custos da empresa.

INVESTIMENTO:

Sabe todo aquele dinheiro gasto para comprar o tão sonhado maquinário novo e que vem com aquela expectativa de aumentar o faturamento da empresa no futuro? Pois é, essa e tantas outras situações são classificadas como investimento.

É importante ressaltar que, todo recurso despendido com a intenção de aumentar os ganhos futuros são investimentos, também é fundamental ter a noção clara de que irá gerar altos custos iniciais ao negócio e seu objetivo é recuperar esse dinheiro em médio ou longo prazo através do aumento na capacidade de produção da empresa. Com o passar do tempo, além de se pagar, o investimento passa a gerar lucros maiores que os obtidos antes dele.Trata-se de um valor que requer muito cuidado e precisa ser bem estudado e planejado para evitar que se torne um gasto indesejável ao negócio, o que pode gerar dívidas desnecessárias.

Gostou das dicas?

Aqui no blog da Caduceu é repleto de muitas outras! Fique ligado nos nossos conteúdos, siga a gente nas redes sociais e mergulhe no mundo dos negócios!

Consultorias

Prestamos soluções em gestão tanto para novas empresas quanto para empresas já consolidadas no mercado.

Núcleo de Apoio Fiscal

Núcleo de Apoio Fiscal

Microempreendedor Individual

Realizamos atendimento diário ao Microempreendedor Individual a fim de regularizar sua profissão. Precisa de ajuda?

MEJestor

Projeto exclusivo para assessoria das Empresas Juniores, criado especialmente da rede para a rede.

Quer saber mais sobre a Caduceu Jr.?
A Caduceu Jr. entrar em contato com você!
Assine o Newsletter

Assine nosso canal de comunicação e receber as novidades!