Quem está se inserindo no movimento empresa júnior sabe que um dos grandes alvos dos estudantes que participam dessa atividade é a de viver a prática empresarial, ou seja, colocar em prática as teorias aprendidas da universidade. Porém, como a Caduceu Júnior é uma organização e, também, um projeto de extensão vinculada a Universidade Federal de Santa Maria, as produções científicas também são incentivadas e exploradas.
Nesse sentido, participamos da 37º Jornada Integrada de Iniciação Científica (Jai) da UFSM. A então presidente executiva de 2022, Diana Barichello, apresentou o trabalho “Registros de Constituição do Microempreendedor Individual: Um comparativo entre o período pandêmico e o anterior”, relacionado a um de nossos serviços, o atendimento aos MEIS. Essa produção foi realizada conjuntamente pelos estudantes de graduação Genaro Dutra e Luana Selli, a aluna de pós graduação Rosane Oliveira, além das participantes do projeto de extensão Diana Barichello e Juliana Dutra e pelo orientador Cristiano Soares.
Na respectiva pesquisa, pode-se concluir que houve um aumento médio de 71,65%, na constituição de Meis entre 2020 e 2021, em comparação a 2018 e 2019. Tendo isso em mente, admitiu-se a importância econômica e a possibilidade de geração de emprego e renda desse tipo empresarial, esperando-se que no período pós pandemia a retomada das atividades econômicas permita a continuidade de empresas dos pequenos negócios e sua expansão, com maiores facilidades e oportunidades de crescimento.
Ainda, outros membros apresentaram seus trabalhos relacionados a outros temas, indicando que em uma Empresa Júnior você pode viver o melhor dos dois mundos, empresarial e científico.