Levantamento patrimonial: Para que serve e quais seus benefícios

O Levantamento Patrimonial é o ato de registrar os bens duráveis (mesas, cadeiras, computadores, etc) de uma instituição ou estabelecimento. Esse processo permite a identificação dos bens e locais de armazenamento, visando à comprovação de sua existência física e a integridade dos registros contábeis.

Apesar de um serviço oneroso num primeiro momento, o resultado traz diversos benefícios.

  • Gerenciamento dos custos: permite um controle centralizado e atualizado do valor real de ativos
  • Melhoria na qualidade dos processos: fornece informações precisas e tempestivas para tomada de decisões;
  • Proteção do patrimônio: diminuiu os riscos de furto e extravio;
  • Aumento de vida útil dos bens: a empresa sempre estará consciente do estado de conservação dos bens;
  • Diminuição dos custos com manutenção: principalmente de máquinas, equipamentos e veículos;
  • Aumento do Retorno sobre Ativos (ROE);
  • Obtenção de certificados de qualidade, como a ISO 55000 (Gestão eficaz de ativos);
  • Atendimento às normas contábeis vigentes (IFRS).

Nesse processo é indispensável a presença de um profissional experiente e capacitado para realizar essa atividade a fim de evitar distorções ou erros de contagem. Um método interessante, mas não obrigatório, é o uso de etiquetas patrimoniais e junto a isso coletar o maior número de informações a respeito do bem como, por exemplo, marca e modelo, capacidade, periodicidade de manutenção, tempo de uso, estado de conservação e localização.

Tendo o levantamento e o inventário em mãos, salienta-se a necessidade de implementação de uma nova política de controle e movimentação de bens bom objetivo de evitar o retrabalho de refazer toda a contagem novamente meses depois.

Uma boa gestão patrimonial fornece suporte para os gestores na tomada de decisões bem como evita prejuízos por falta de controle da localização, gastos extras por manuseio inadequado, falta de manutenção, entre outras possibilidades. Portanto, gerencie seus bens, tenha noção do valor monetário que eles representam na sua empresa e evite desperdícios.

Sua empresa precisa ajuda com levantamento patrimonial? Entre em contato conosco:

Email: contato@caduceujr.com.br

Telefone: (55) 99704-6608

Dica da Caduceu: Crie um sistema de cadastro em que possa ser lançada qualquer aquisição, transferência ou baixa de imobilizados para garantir um melhor controle dos bens da sua empresa.

Como tornar-se MEI pode melhorar o seu negócio<< >>Entenda o que é a Malha Fiscal e o que fazer perante à Receita Federal

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será divulgado.