Você sabe a diferença entre Pesquisa de Mercado e Análise de Viabilidade?

De acordo com dados do Sebrae, um quarto das empresas abertas no território brasileiro fecha as portas antes de completar 2 anos; e, metade delas quebra antes dos 5 anos de vida. Diante da competitividade presente na rotina das organizações, é necessário que sejam tomadas decisões que façam os negócios prosperarem. Você sabe que tipo de estudos devem ser feitos em sua empresa para que isso aconteça? Tanto a Pesquisa de Mercado quanto a Análise de Viabilidade podem te ajudar!

A Pesquisa de Mercado consiste na coleta de dados e análise de informações obtidas a respeito do setor de atuação da empresa. Serve para conhecer e entender melhor o meio onde ela está inserida, gerando um maior discernimento e dando suporte no processo da tomada de decisão. De maneira mais detalhada, fornece caracterizações de clientes, tanto em aspectos quantitativos, quanto qualitativos; permite a captação de estratégias dos concorrentes, buscando seus pontos fortes e fracos; analisa potenciais fornecedores, orientando o processo de compra; e dimensiona o mercado, possibilitando a avaliação da performance dos produtos e o retorno dos consumidores.

A Análise de Viabilidade, por sua vez, é mais quantitativa e estuda a parte interna da empresa, e não o mercado em si. Ela visa medir e analisar a viabilidade de um investimento, por exemplo, comparando seus possíveis retornos com a demanda, permitindo que o investidor perceba quais projetos são promissores e compensam, eliminando esforços e simplificando a execução. Nela, são feitas projeções de receitas, custos, despesas e investimentos necessários, assim como a análise de indicadores calculados a partir dos dados projetados.

De forma a limitar os efeitos das incertezas e avaliar os resultados, ambos os estudos se tornam necessários para apoiar na tomada de decisões dos gestores e, muitas vezes, podem definir o futuro das empresas.

Ficou interessado? Podemos te ajudar! Solicite um diagnóstico gratuito.

Seu preço de etiqueta reflete seus gastos?<< >>Qual o tipo de empresa ideal para o seu negócio?

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será divulgado.