A Importância da Gestão de Custos

Segundo Ilan Goldfajn, presidente do Banco Central (BC), parte da recuperação econômica brasileira se deu pela queda da inflação, que em jargões econômicos devolveu o poder de compra ao brasileiro. Ilan também é otimista com a retomada de investimento, no lado da oferta da economia a indústria tem operado abaixo da capacidade, isso significa que a produção tende a crescer nos próximos meses e o crescimento econômico retorna.

Mas como isso afeta pequenas e microempresas? A resposta está na competição. Com o crescimento econômico pelo consumo, novas empresas tentarão atender essa demanda, diminuindo a taxa de lucro do setor devido a sazonalidade. Isso é uma notícia ruim? Não necessariamente, apenas vai pressionar as empresas que não estão devidamente preparadas para um mercado competitivo.

Realizar o rateio do capital ou até mesmo classificar despesas, custos fixos e variáveis geralmente não são as principais preocupações do micro e pequeno empreendedor, mas para se manter em um mercado competitivo é necessário possuir alguma vantagem comparativa. Uma das mais utilizadas no ramo empresarial é a gestão estratégica de custos.

A ideia é bem simples, cortar gastos desnecessários melhora a margem de lucro, entretanto não é fácil visualizar o custo de um produto, por falta de informação ou ferramentas adequadas, nesse caso, para não ficar à mercê da volatilidade da economia brasileira é interessante aproveitar o “tempo das vacas gordas” e contratar uma consultoria.

É claro que uma boa gestão de custos auxilia de outras formas, para tomar a decisão de realizar investimentos é interessante ter noção quais sãos os custos presentes e futuros. Alguns métodos de precificação colocam uma taxa de lucro em cima dos custos de produção.

A saída da crise e retomada do crescimento econômico é um sinal para realização de investimentos, mas deve-se ter em mente que as empresas que sobreviveram à recessão estão preparadas para o mercado competitivo que virá nos próximos anos, a melhor decisão para empresas de qualquer tamanho é preparar-se de alguma forma.

Por que a importância da gestão de estoque?<< >>No que ficar atento para ter ideias e tirar do papel uma Startup de sucesso?

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será divulgado.