Firmando parcerias de sucesso – Um guia adaptado do livro “A Arte de Fazer Parcerias”

Muitas vezes, o sucesso de uma empresa exige que sejam firmadas parcerias com outras empresas ou pessoas, para que as mesmas se fortaleçam ainda mais e se consolidem no mercado. É do interesse de todo empreendedor saber como fazer e firmar parcerias saudáveis e felizes, de modo que os acordos feitos e resultados obtidos sejam positivos para ambos os lados.

Pensando nisso, Ed Rigsbee, autor de “The Art of Partnering” (ou “A Arte de fazer Parcerias”), nos lista 9 passos a serem seguidos para alcançar o sucesso mútuo:

  1. Prepare-se para abrir mão de algum controle: é preciso ter em mente que ambas as partes precisarão ceder algo para que o negócio realmente funcione.
  2. Compreenda suas Forças e Fraquezas: a maneira mais fácil de fazer isso é criar uma análise SWOT (seus pontos fortes e fracos, as oportunidades e as ameaças). Assim, será possível identificar áreas onde você será capaz de ajudar seu parceiro, bem como áreas onde você pode precisar da ajuda dele.
  3. Selecione o parceiro certo: procure indivíduos ou empresas que tenham pontos fortes onde você tenha fraquezas e vice-versa.
  4. Construa um consenso de parceria: crie um plano de ação para abordar qualquer oportunidade que você pretenda seguir em conjunto e entrem em um acordo bom para ambos.
  5. Adote um Código de Ética rigoroso: a “regra de ouro” aqui é “ser o tipo de parceiro com quem você gostaria de fazer parceria”.
  6. Vá além de seus compromissos: parcerias bem-sucedidas exigem confiança entre as partes. A melhor maneira de aumentar o nível de confiança em uma parceria é sempre entregar um pouco mais do que você prometeu.
  7. Seja paciente com a parceria: caso surjam problemas, não ceda à raiva ou à frustração. Conheça seu parceiro.
  8. Monitore e meça: a comunicação ineficaz é a principal razão pela qual as parcerias falham. Esforce-se para ter uma comunicação contínua suficiente para que ambos possam monitorar o relacionamento.
  9. Comemore: obter uma parceria desde o aperto de mão inicial até um relacionamento duradouro e lucrativo exige muito “combustível emocional”. À medida que a parceria progride, ambas as partes precisarão investir tempo e energia para manter e fortalecer o relacionamento. A melhor e mais fácil maneira de fazer isso é comemorar – realmente comemorar – cada vez que a parceria atinge algo significativo.

Este artigo foi adaptado da revista Inc, “9 Ways to Forge Better Partnerships”.

Finanças pessoais: como organizar meus recursos<< >>Eu preciso declarar o imposto de renda 2018?

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será divulgado.