Você conhece o seu mercado?

O seu produto é suficientemente bom? Ele resolve a dor ou necessidade de quem o compra? E cumpre as expectativas dessas pessoas? O quanto os consumidores estão dispostos a pagar por ele? Você conhece os pontos fracos do seu negócio? Sabe quem são os seus clientes? Quais são as estratégias dos seus concorrentes? Você tem potencial para enfrentá-los?

Essas e outras inúmeras perguntas são extremamente válidas para qualquer tipo de negócio, do microempreendedor até as grandes empresas, e suas respostas podem nortear caminhos que reduzam as incertezas, identificando os problemas e aproveitando as oportunidades.

A pesquisa de mercado te ajuda a encontrar essas respostas e analisar o meio em que você está inserindo, definindo seu público-alvo, a concorrência, suas forças e fraquezas, o segmento mais lucrativo, detectando novas tendências, avaliando a performance dos seus produtos e serviços, a quantidade que o mercado é capaz de absorver e a quanto esses produtos poderão ser vendidos, te ajudando a adquirir um grande potencial de clientes interessados e dispostos.

Não hesite em conhecer o seu mercado! Coisas que parecem simples podem fazer a diferença na hora da venda!

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